quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Introdução à teoria da interatividade

Interface Gráfica
É um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa, por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc.
A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.

Interatividade
A interatividade está cada vez mais presente nas nossas vidas, estando associada às novas mídias de comunicação. Entende-se por interatividade a capacidade de um sistema de computação interagir ou permitir a interação. O utilizador dá instruções através de ações efetuadas no sistema e nos seus objetos. 
Em função dessas ações, o sistema transforma-se e adapta-se criando novas situações ao utilizador.
Há vários níveis de interatividade:

  • interatividade reativa, como por exemplo, anúncios apresentados num determinado momento da exibição de um vídeo / jogo interativo;
  • Interatividade coativa, quando é possível solicitar informações sobre determinada personagem ou escolher um idioma ou ângulo para visualização do conteúdo;
  • Interatividade proativa, como por exemplo os jogos em que o utilizador pode escolher o final.


Realidade Virtual
Realidade Virtual, também designada por holografia ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. A grande finalidade desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o assim, a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Esta interação é realizada em tempo real e com a utilização de técnicas e de equipamentos computacionais é ampliado o sentimento de presença do usuário.
Esta realidade virtual é portanto uma realidade fictícia, que através de relações intelectuais se pode aproximar do universo real que conhecemos.

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Na realidade virtual são utilizados diversos dispositivos que têm como objetivo originar sensações de imersão do utilizador no ambiente virtual.
Estes dispositivos:
  • "leem" os movimentos realizados pelo utilizador;
  • estimulam os sentidos com a finalidade de simular sensações.
Alguns exemplos de dispositivos utilizados na realidade virtual são:

Joystick
Datagloves
Phones    
Mouse
Webcam               
                                                              
Capacete Virtual

Monitor

Sem comentários:

Enviar um comentário